Postado em: 07/11/2013

Estação de tratamento de água do Sistema Corumbá

A Caesb (companhia de Saneamento Ambiental do DF)  iniciou em julho de 2013 as obras de uma nova estação de Tratamento de água, o sistema de produção de Corumbá.'A estação é uma etapa da construção do complexo de abastecimento de Corumbá que será um importante reforço para o abastecimento de água no Distrito Federal e de toda a região entorno (Sul) de Goiás' conforme informou o Sr. Célio Biavati (presidente da Caesb).

A estação Corumbá faz parte do empreendimento chamado Sistema Produtor de Água Corumbá; A obra custará cerca de R$ 85 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal os recursos financeiros para execução das obras terão o Distrito Federal como tomador do empréstimo e com contrapartida da Secretaria de Estado de Obras do DF, Caesb e Terracap. A estação quando concluída terá o sistema de tratamento completamente automático com sistema de tecnologia de processo de floculação, flotação e filtração.

A previsão de duração da obra de construção dessa estação de tratamento de água no Corumbá é de dois anos e quando estiver pronta deverá produzir cerca de 2.800 litros por segundo, o que aumentará em cerca de 30% a capacidade de água ofertada à população do Distrito Federal e sul do entorno goiano. Essa oferta deverá ser ampliada futuramente para cerca de 5.600 litros de vazão por segundo.

Construída com uma parceria chamada de Consórcio Corumbá entre a Caesb e Saneago, O sistema de produção de água de Corumbá receberá um investido R$ 400 milhões, e visa abastecimento de água no Distrito Federal inicialmente em Santa Maria e no Gama e em Goiás nos municípios do Novo Gama, cidade ocidental, Luziânia e Valparaíso de Goiás; Ainda serão beneficiadas futuramente por esse sistema de abastecimento de água as cidades de: Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Recanto das Emas, o Núcleo Bandeirante, a Samambaia, o Riacho Fundo I e II. Também poderão ser regularizados os abastecimentos nos setores do: Pôr do Sol e  Arniqueiras entre outras localidades que já estão em processo de regularização.

A produção de água de Corumbá será composto de:

Captação e elevação da água bruta com potência de instalada de 16.000 CV;
terá 28Km de tubulação de adutora de água bruta em aço soldado, com 1.200 mm de diâmetro, sendo que 15Km da adutora será construída pela Caesb e o restante 13Km será construída pela Saneago.
Estação de Tratamento de água terá alta tecnologia e será totalmente automatizada, fase da obra inicial;
Duas elevações de água já tratada com potências instaladas de 11.000 CV e 5.500 CV (próxima fase).

 

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Caesb

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caesb