Postado em: 14/10/2013

Água, porque devemos economizar?

Devemos economizar água porque é um dos recursos naturais mais valiosos do nosso planeta, é fonte de vida para a humanidade.

Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por água, a maior parte dessa é salgada e outra grande parte se encontra congelada nos pólos e apenas uma pequena parte está disponível ou acessível para consumo, é por isso que não deve ser desperdiçada. Boas práticas de economia de água devem ser implantadas imediatamente, as boas práticas diarias contribuem para a utilização de forma mais racional de um recurso que fica a cada dia mais escasso.

De acordo com dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4 bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos.

A água doce, que só representa 2,5% do total, está em sua maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos.

economizar-aguaNós devemos economizar água para promover a sustentabilidade do nosso planeta e garantir o abastecimento das gerações futuras, aí o porque devemos economizar água, existe a necessidade de se economizar água pois o consumo de água no planeta cresce a cada dia, praticamente tudo que é produzido no nosso planeta envolvi o consumo de água e hábito de economizar água precisa ser implatado hoje para que nas gerações futuras esse hábito já esteja maduro e dessa forma o costume e boas práticas de economia de água nas pessoas seja natural.

Já existe milhões de pessoas passando privações por falta desse recurso natural que para muitas pessoas existe com abundância e se nada for feito a situação tende a piorar e com o crescimento da população mundial e a necessidade cada vez maior de se produzir alimento dentro de algumas décadas a situação deve piorar drásticamente.