Postado em: 19/07/2016

O DF poderá sofrer com falta de água já em 2018

De acordo com especialista o DF poderá sofrer com a falta de água a partir de 2018 caso não sejam adotadas medidas para aumentar a disponibilidade do recurso, segundo eles a previsão é que com o crescimento populacional o sistema de produção não suporte a demanda, nos horários de pico, o sistema de abastecimento já chega a operar no limite.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a capacidade atual de produção do sistema é 9,5 mil litros por segundo. Em média, na época da seca, o consumo chega a 7 mil litros por segundo. Nas épocas mais frias, cai para 5,5. Em horários de pico, entretanto, o consumo fica próximo à marca de produção, mas, segundo o órgão, isso dura cerca de uma hora e é amortecido pelos reservatórios.

DF pode sofrer falta de água já em 2018 segundo especialistas

Já faz algum tempo que se fala em uma possível falta de água no DF, em 2010, o Tribunal de Contas do Distrito Federal concluiu em uma auditoria : "No Distrito Federal a quantidade de água demandada alcançou a disponibilidade hídrica dos mananciais utilizados para o abastecimento público e o DF corre o risco de desabastecimento caso alternativas não sejam implementadas em curto e médio prazo. Essa situação decorre da ausência de investimentos públicos tempestivos na expansão do sistema"; E no último ano Brasília teve um crescimento bem maior do que as demais grandes cidades brasileiras segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); É o quarto município mais populoso entre as capitais com 2,85 milhões de habitantes.

Conforme o portal da (Adasa), o Distrito Federal já utiliza mais de 80% da água produzida na região, "O que vai acontecendo é que, se não se injeta novos aportes de água e a população gasta muito, é lógico que a oferta não vai atender ao consumo e pode ocorrer a falta em alguns pontos", informou Diógenes Mortari, diretor da Adasa, quando perguntado sobre a possível crise nos próximos anos.

 

 

Veja reportagem completa no portal da Agência Brasil