Dicas de Economia de Água

Para muitos seres humanos que são de países onde a industrialização é o principal motor da economia, conseguir água é tão fácil quanto abrir uma torneira, e também é até barato, de certo ponto de vista, mas em outros países a palavra potável é sinônimo de escassez.

O problema é que a água doce não é distribuída de maneira igual no mundo inteiro, mais da metade das fontes da tão preciosa água estão em somente 9 países: Brasil, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Indonésia, China, Colômbia e Republica Democrática do Congo.

Em sua grande maioria, a maior parte de água doce do mundo, cerca de 10 milhões de quilômetros cúbicos, fica em aquíferos subterrâneos. O restante vem de chuvas, lagos, rios e reservatórios produzidos pelo homem.

Sabemos conscientemente que a água é um bem natural precioso, seu tratamento é caro e trabalhoso. De outro lado, se o alto consumo de água potável no planeta continuar nos níveis atuais considerando seu grande desperdício, futuramente poderemos enfrentar sério problemas de falta de água. Além de colaborar com o meio ambiente, as práticas de economia resultam em uma excelente economia na conta no final de todo mês.

A DF Vazamentos pensando no seu bolso, compartilha algumas dicas para uma economia mais eficiente, são elas:

Tomar banho rápido, pois se você tem o hábito de demorar debaixo do chuveiro, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Em contrapartida, uma ducha mais rápida de 5 minutos no máximo 15, economizam uma boa água e energia.

Ao escovar os dentes com a torneira aberta, você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar bem os dentes de cima e de baixo e depois abrir a torneira.

Torneira aberta caindo água limpa e potável é um desperdício, brincando você gasta cerca de 20 litros por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

Descarga desperdiça em um único aperto cerca de 20 litros, então aperte apenas o tempo necessário.

Ao lavar a pilha de louça, pois sempre deixamos acumular, não deixe a torneira aberta o tempo todo, pois assim você desperdiça até 105 litros. A principal dica é passar a esponja e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

Hora de deixar o carrão igual a cara do dono? Limpe o carro com um balde, pois com mangueira ele chega a gastar cerca de 560 litros em 30 minutos.

Deixar a frente da casa limpa é essencial, mas não use a mangueira como uma vassoura. Faça ao contrário, use a vassoura de verdade e depois jogue um balde de água resultando claro, em uma economia de 250 litros.

Um belo jardim pode ser pequeno ou grande, mas regar plantar requer uns 186 litros de água em meia hora. Quer economizar? Guarde a água da chuva e regue sempre de manhã, pois assim, vai evitar que a água evapore com o calor do dia.